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Cursos disponíveis

Arquitetura Bioclimática para Edificações

Duração: 4 encontros síncronos de 2 horas cada

Público-alvo: Profissionais da área de arquitetura, estudantes de arquitetura e interessados no tema.

Objetivos:

  • Introduzir os conceitos da arquitetura bioclimática e sua importância no contexto atual da construção sustentável;
  • Apresentar as estratégias bioclimáticas aplicáveis a edificações;
  • Fornecer informações técnicas e exemplos práticos de projetos bioclimáticos;
  • Capacitar os participantes a projetar edificações bioclimáticas de forma eficiente e sustentável.

Conteúdo Programático:

Encontro 1: Introdução à Arquitetura Bioclimática

  • Apresentação dos conceitos básicos de arquitetura bioclimática;
  • Importância da arquitetura bioclimática no contexto atual;
  • Clima e meio ambiente como base para o projeto bioclimático.

Encontro 2: Estratégias Bioclimáticas

  • Estratégias passivas e ativas de arquitetura bioclimática;
  • Estratégias de ventilação natural, iluminação natural e sombreamento;
  • Isolamento térmico e proteção solar.

Encontro 3: Projeto Bioclimático

  • Exemplos práticos de projetos bioclimáticos;
  • Análise de projetos bioclimáticos de sucesso;
  • Simulação e avaliação energética de edificações bioclimáticas.

Encontro 4: Implementação da Arquitetura Bioclimática

  • Etapas para a implementação da arquitetura bioclimática em um projeto;
  • Estudos de caso e exemplos de edificações bioclimáticas em diferentes regiões;
  • Estratégias para a manutenção e monitoramento de edificações bioclimáticas.

Metodologia:

O curso será realizado de forma síncrona, com aulas ao vivo, utilizando plataformas digitais de videoconferência. As aulas serão expositivas e dialogadas, com apresentação de slides, vídeos e exemplos práticos. Serão realizados exercícios e debates em grupo, com o objetivo de estimular a participação ativa dos alunos. Ao final do curso, os participantes deverão desenvolver um projeto de edificação bioclimática.

Recursos necessários:

  • Computador com acesso à internet;
  • Plataforma de videoconferência;
  • Material didático (slides, vídeos e exemplos práticos);
  • Exercícios e atividades práticas.

Certificação:

Ao final do curso, os participantes que tiverem frequência mínima de 75% e realizarem o projeto final receberão um certificado de conclusão emitido pela instituição promotora do curso.

Sobre a professora: 


Solimar Mendes Isaac é doutoranda em Tecnologia da Arquitetura na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo, Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela mesma faculdade e graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade São Judas Tadeu em São Paulo. Coordenadora de Desenvolvimento Acadêmico no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e docente no curso de Arquitetura e Urbanismo, onde ministra aulas de projetos de arquitetura e informática aplicada e avançada à Arquitetura e ao Urbanismo na graduação e pós-graduação. É pesquisadora na área da tecnologia da computação direcionada a sustentabilidade, conforto ambiental, consumo de energia, simulação computacional e eficiência energética. É palestrante no programa de pós-graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da cidadã de São Paulo na disciplina Sustentabilidade, Tecnologia e Cidades (2019 – 2022). Em 2021 tornou-se pesquisadora do USPCidades - Núcleo de Apoio à Pesquisa – USP. Desde 2005 é sócia-proprietária da empresa SIA Arquitetura e Urbanismo desenvolvendo projetos institucionais, comerciais e residenciais, urbanísticos, adequação ambiental em estudos de viabilidade de empreendimentos e gerenciamento de obras na cidade de São Paulo.

Cartografias do Corpo

Duração: 6 encontros de 3h cada

Público-alvo

Profissionais da área têxtil, historiadores e antropólogos; estudantes de design, design de moda/têxtil/superfície, história ou ciências sociais; demais interessados no tema.

Objetivos

  • Apresentar as principais manifestações corporais a partir do estudo de produções têxteis (porém não apenas) de culturas sul-americanas pré-hispânicas;
  • Fornecer informações a respeito dos usos e simbologias de tais produções corporais;
  • Capacitar o aluno participante a reconhecer os distintos estilos de produção têxtil em diferentes culturas sul americanas pré-hispânicas ao longo do tempo e espaço;
  • Fomentar práticas baseadas nas principais técnicas estudadas ao longo das aulas, capacitando o aluno no vocabulário sensorial de tais culturas.

Metodologia

O curso será realizado de forma síncrona, com aulas ao vivo utilizando plataformas digitais de videoconferência. As aulas serão expositivas e dialogadas, com apresentação de slides e vídeos. Serão realizados exercícios práticos exemplificados em vídeos tutoriais disponibilizados na plataforma do curso, com o objetivo de estimular a participação ativa dos alunos. Ao final do curso, os participantes deverão desenvolver um portfólio têxtil contendo 6 amostras de tecido confeccionadas com diferentes técnicas têxteis.

Recursos Necessários

  • Computador com acesso à internet
  • Plataforma de videoconferência;
  • Material digital (slides);
  • Kit de materiais para as atividades práticas.

Certificação

Ao final do curso, os participantes que tiverem frequência mínima de 75% e realizarem o projeto final receberão um certificado de conclusão emitido pela instituição promotora do curso.


Caio Henrique Caron Parisi

Pós-graduado em Antropologia (USC) e bacharel em Design pela UAM (Universidade Anhembi Morumbi), atua como consultor e pesquisador de direcionamento criativo para, principalmente, o mercado têxtil brasileiro. Proprietário e Diretor criativo do Manacá Estúdio (estúdio/atelier de estamparia) desde 2015. Atuou em empresas como Selezione e Adar, desenvolvendo também consultorias para as empresas Kachani, PinkPoá, Controvento/Annexe, Lunelli, Zara Baby entre outras. Foi assistente da estilista Fernanda Yamamoto. Atuou como professor no curso de pós-graduação em Coolhunting do IED e como professor convidado da FASM. Ministra cursos focados em antropologia do corpo e história da arte não-ocidental.


O curso livre sobre a Plataforma MOODLE para Professores oferece uma oportunidade única de capacitação e aprimoramento para educadores interessados em aproveitar ao máximo essa poderosa ferramenta de ensino online. Durante o curso, os participantes aprenderão da configuração inicial de cursos até o desenvolvimento de materiais interativos, avaliações personalizadas e a gestão eficiente da sala de aula virtual. A Professora Solimar Isaac compartilhará insights valiosos sobre as melhores práticas de ensino online, garantindo que os participantes saiam do curso com as habilidades necessárias para criar experiências de aprendizado envolventes e eficazes no ambiente Moodle. Este curso é uma oportunidade imperdível para os educadores que desejam elevar sua competência no uso da plataforma Moodle e enriquecer a experiência de ensino para seus alunos.

A mentoria de TFG é um serviço que visa auxiliar estudantes de Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores no desenvolvimento de seus trabalhos finais de graduação. A mentoria é individual e tem a duração de 2 horas.

Objetivos

·        Os objetivos da mentoria de TFG são:

·        Auxiliar o estudante na escolha do tema do TFG;

·        Orientar o estudante no desenvolvimento da pesquisa teórica;

·        Contribuir para a escolha do local de intervenção;

·        Abordar temas relevantes para a arquitetura e o design de interiores, como o conforto bioclimático, a sustentabilidade e a biofilia;

·        Avaliar o projeto do TFG e fornecer feedbacks construtivos.

Público-alvo

A mentoria de TFG é destinada a estudantes de arquitetura e design de interiores que estejam cursando o último ano da graduação.

Metodologia

A mentoria será realizada pela Professora Mestre Solimar Mendes Isaac. Arquiteta e Urbanista com mais de 20 anos com experiência na área de ensino e pesquisa. A mentoria será composta por uma conversa individual, na qual o mentor irá auxiliar o estudante a desenvolver seu TFG.

Conteúdo

O conteúdo da mentoria será dividido nos seguintes tópicos:

·        Escolha do tema: O mentor irá auxiliar o estudante a escolher um tema relevante e original para o TFG.

·        Desenvolvimento da pesquisa teórica: O mentor irá orientar o estudante no desenvolvimento da pesquisa teórica para o TFG.

·        Escolha do local de intervenção: O mentor irá contribuir para a escolha do local de intervenção para o TFG.

·        Temas relevantes: O mentor irá abordar temas relevantes para a arquitetura e o design de interiores, como o conforto bioclimático, a sustentabilidade e a biofilia.

·        Avaliação do projeto: O mentor irá avaliar o projeto do TFG e fornecer feedbacks construtivos.

Benefícios

A mentoria de TFG oferece os seguintes benefícios:

·        Orientação de um profissional experiente;

·        Acesso a conhecimentos e técnicas atuais;

·        Melhora da qualidade do TFG;

·        Maiores chances de aprovação do TFG.

Exemplo de mentoria

Na primeira sessão, o mentor irá conversar com o estudante para entender seus interesses e objetivos para o TFG. Em seguida, o mentor irá ajudar o estudante a escolher um tema relevante e de interesse.

Na segunda sessão, o mentor irá auxiliar o estudante a desenvolver a pesquisa teórica. O mentor irá fornecer ao estudante referências bibliográficas e orientar o estudante na análise e interpretação da literatura.

Na terceira sessão, o mentor irá ajudar o estudante a escolher um local de intervenção. O mentor irá discutir com o estudante os aspectos técnicos e legais envolvidos na escolha do local.

Nas sessões subsequentes, o mentor irá acompanhar o estudante ao longo do processo de desenvolvimento do projeto. O mentor irá fornecer feedback sobre o projeto, ajudar o estudante a resolver problemas e orientar o estudante na elaboração de um projeto completo e bem-sucedido.