Cartografias do Corpo

Duração: 6 encontros de 3h cada

Público-alvo

Profissionais da área têxtil, historiadores e antropólogos; estudantes de design, design de moda/têxtil/superfície, história ou ciências sociais; demais interessados no tema.

Objetivos

  • Apresentar as principais manifestações corporais a partir do estudo de produções têxteis (porém não apenas) de culturas sul-americanas pré-hispânicas;
  • Fornecer informações a respeito dos usos e simbologias de tais produções corporais;
  • Capacitar o aluno participante a reconhecer os distintos estilos de produção têxtil em diferentes culturas sul americanas pré-hispânicas ao longo do tempo e espaço;
  • Fomentar práticas baseadas nas principais técnicas estudadas ao longo das aulas, capacitando o aluno no vocabulário sensorial de tais culturas.

Metodologia

O curso será realizado de forma síncrona, com aulas ao vivo utilizando plataformas digitais de videoconferência. As aulas serão expositivas e dialogadas, com apresentação de slides e vídeos. Serão realizados exercícios práticos exemplificados em vídeos tutoriais disponibilizados na plataforma do curso, com o objetivo de estimular a participação ativa dos alunos. Ao final do curso, os participantes deverão desenvolver um portfólio têxtil contendo 6 amostras de tecido confeccionadas com diferentes técnicas têxteis.

Recursos Necessários

  • Computador com acesso à internet
  • Plataforma de videoconferência;
  • Material digital (slides);
  • Kit de materiais para as atividades práticas.

Certificação

Ao final do curso, os participantes que tiverem frequência mínima de 75% e realizarem o projeto final receberão um certificado de conclusão emitido pela instituição promotora do curso.


Caio Henrique Caron Parisi

Pós-graduado em Antropologia (USC) e bacharel em Design pela UAM (Universidade Anhembi Morumbi), atua como consultor e pesquisador de direcionamento criativo para, principalmente, o mercado têxtil brasileiro. Proprietário e Diretor criativo do Manacá Estúdio (estúdio/atelier de estamparia) desde 2015. Atuou em empresas como Selezione e Adar, desenvolvendo também consultorias para as empresas Kachani, PinkPoá, Controvento/Annexe, Lunelli, Zara Baby entre outras. Foi assistente da estilista Fernanda Yamamoto. Atuou como professor no curso de pós-graduação em Coolhunting do IED e como professor convidado da FASM. Ministra cursos focados em antropologia do corpo e história da arte não-ocidental.